VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

sábado, 2 de maio de 2009


- DEUSES DA INDIA E SEUS SIGNIFICADOS

- MATÉRIAS PARA REFLEXÃO

E MUITOS MAIS...

O caminho das Índias




A Índia é uma das civilizações mais antigas do planeta e conta com uma grande diversidade e uma cultura extremamente rica. Devido ao início da novela “Caminho das Índias”, exibida pela Rede Globo, o país, sua cultura e seus hábitos encontram-se em voga. Vale a pena conhecer um pouco mais das tradições desse curioso país do Oriente.

Berço do Hinduísmo e única civilização ancestral a sobreviver quase que intacta nos dias contemporâneos, a Índia é um país fascinante que impressiona os visitantes, especialmente os provenientes do mundo ocidental. A diferença de culturas é impactante, e talvez seja por essa razão que a Índia atrai tanto as atenções do lado oeste do planeta, seja por estranheza ou encantamento.

Localizada no centro-sul do continente asiático, o país tem uma população que ultrapassa o número de 1,1 bilhão de habitantes. O hindi é o idioma oficial, embora existam cerca de 25 idiomas diferentes no país.

Cerca de 80% da população segue o Hinduísmo, a terceira maior religião do mundo. Originado na cultura Vética, nasceu aproximadamente no ano de 3000 a.C. e une crenças e estilo de vida. Os hindus são politeístas respeitam a tradição e o que é antigo, seguem os livros sagrados, dão muita importância aos ritos e confiam nos seus guias espirituais. A religião ainda interfere na divisão social dentro do país, que consiste em um sistema rígido de castas. Na Índia, diferente do que acontece nas sociedades ocidentais, não há possibilidade de ascensão social. Cada casta representam uma parte do corpo de Brahma, o deus supremo da religião hindu.

Os brâmanes, que são os sacerdotes, professores e filósofos, se encontram no topo da hierarquia, e representam a boca do deus. São responsáveis por passar os ensinamentos sagrados ao resto da população. Logo abaixo estão os kshatriya, representantes dos braços de Brahma, exercendo atividades políticas e militares, subordinados às diretrizes dos brâmanes. Ainda existem os vaishas e shudras. Os primeiros representam as coxas do deus, e têm como função primordial o comércio e a agricultura. Já os segundos, são os pés de Brahma. Compõem uma classe ampla, formada por camponeses, operários e artesãos.

Paralelamente às castas, existem mais duas classes que fazem parte da organização social fora da ordem estabelecida pelo sistema; são dalits e jatis. Os dalits, também chamados de párias, são aqueles que violaram de algum modo o sistema de castas, por meio de uma infração de regra social. Por esse motivo realizam tarefas consideradas desprezíveis, como a limpeza de esgotos e recolhimento do lixo. Uma vez tendo entrado na classe dos párias, o indivíduo coloca todos os seus descendentes na mesma posição. Os jatis são os profissionais liberais que não se enquadram em nenhuma regra específica do sistema, e, embora não se encontrem e nenhuma casta, buscam seguir os hábitos das castas superiores. Apesar de ter sido rejeitado pela Constituição Indiana em 1950, o Sistema de Castas persiste na Índia contemporânea.

Os hindus acreditam na reencarnação. A existência de um indivíduo em determinada casta é o cumprimento de um karma, o bem ou o mal praticado na vida anterior e a evolução espiritual depende disso. O estágio mais evoluído da alma é quando ela transcende e chega ao plano Vaikuntha, fora da existência material. Essa crença faz parte das filosofias indianas, que possuem três conceitos fundamentais: o atmam (a alma), o karma (as ações) e o moksha (a libertação). Excluindo o charyaka, o materialismo radical, todas as outras filosofias se baseiam nesses conceitos. A Yoga é um dos sistemas da filosofia indiana ortodoxa, talvez um dos mais conhecidos. O objetivo desse sitema é libertar o homem da ignorância, que é a causa de todos os sofrimentos.

A cultura indiana é extremamente vasta e ainda inclui elementos como a música e a dança. A primeira resultado da fusão de diversos grupos étnicos e lingüísticos da região, com letras emotivas e descritivas. A dança tem algumas variações, mas a mais popular e a Bharathanatyam. É uma das formas mais antigas de dança, além de ser uma modalidade clássica, conhecida por sua vigorosidade, pureza e poses esculturais.

A riqueza e a diversidade da Índia compõem uma complexidade cultural de grandes proporções. Nesse país, a miséria e a riqueza dividem o mesmo espaço de forma muito evidente e é essa predisposição para lidar com os opostos que causa um pouco de espanto a quem observa por uma visão ocidental. Para compreender a Índia, é necessário abster-se do pensamento lógico e saborear com deleite suas peculiaridades.
FONTE:Manuela Casali Cordeiro
------------------------------------------------------------------

BOM ASTRAL



O astral de cada um esta sempre dentro do coração, é muito importante estar bem com a gente mesmo para estarmos bem com o outro, mais a vida nem sempre nos traz só coisas boas para estarmos feliz, sabemos que as preocupações são diárias e para muitos são de muitas dificuldades, e quando isso acontece quase que ninguém VE A LUZ NO FIM DO TUNEL.
Aprendemos sempre que cuidar do espiritual é muito importante porque estando com o espírito alimentado conseguimos enfrentar essas dificuldades, que na verdade cada um vem nesta vida passar.
O importante sempre, é usar a palavra dita sempre que possível no positivo ex:
- Bom dia meu Deus, hoje vai ser um bom dia!
Bom dia meu Anjo de guarda sei que está aqui perto de mim, sei que hoje tenho várias coisas a resolver e vou conseguir da melhor maneira possível, pois sei que estás ao meu lado, e sei também que sou feliz por estar vivo (a), e aproveitar este mundo muito lindo, sei também que vou encontrar em meu dia pessoas de mal com a vida, de mal humor, cara feia, pessoas que vão tentar me prejudicar ou atrapalhar meu dia,mais olhe! Eu levantei muito feliz, animada, e estou super esperançosa de conquistar tudo que planejei pra hoje, quero que continue a cuidar de mim e das pessoas que estão a minha volta.
Sabemos que mesmo dizendo isso, vamos encontrar no decorrer do dia, as pessoas mal intencionadas, que queiram nos atrapalhar, é ai que entra toda a força dessas palavras positivas, porque a nossa aura (canais de energia) estarão equilibradas, fortificadas com nossas palavras, porque amigos palavras ditas saem do nosso sentimento e isso são energias sentidas no nosso interior, e quando falamos são realmente o que queremos.
O que importa na verdade é você dizer um bom dia quando chega ao seu trabalho, não é nem importante o outro responder, porque nós recebemos aquilo que doamos, então ouvimos muitos dizerem assim: nossa cumprimento meu amigo de trabalho ele faz que não ouve, pois bem, deixa ele lá com suas neuras,o que importa é que você desejou algo bom pra ele e pra você, porque olha lá a lei do retorno, vimos até muitas situações na vida que as pessoas maldosas sofrem muito porque só desejam mal aos outros não é assim?
Não custa nada usar uns segundos de seu dia para se equilibrar, agradecer, ate mesmo sonhar, porque a vida é isso mesmo, um conjunto de coisas que podem nos trazer bons momentos, penso que jamais devemos desanimar, hoje pode não sair como planejamos mais amanha com certeza será sim, ouvimos muito a frase o sol nasce todos os dias com um brilho diferente é assim mesmo, por isso vamos a luta sim vale a pena entrar pra ganhar mas se não deu certo uma vez dará a outra o importante e não desistir nunca de seus sonhos.
Amigos! Com certeza tendo esse espírito de luta, alegria, competição, vontade de crescer sem pisar nos outros, sentir-se seguro de seus objetivos, ter o coração puro, bom, estar feliz saindo de casa com toda essa energia positiva, será sempre um bom dia, um ótimo astral.
E pra você desejo mesmo que seja dias maravilhosos, cheio de coisas boas, e que realmente consiga superar suas expectativas, mais olhe sempre com o espírito de servir, e nunca de derrubar ninguém, sabe por quê?Seu espaço existe sim aqui nesta vida, por isso esse mundo é imenso.
AXÉ

IVANIH BIANCO

ARTE DE NÃO ADOECER




Se não quiser adoecer - "Fale de seus sentimentos"
Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.
--------------------------------------------------------------------------------
Se não quiser adoecer - "Tome decisão"
A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.
--------------------------------------------------------------------------------
Se não quiser adoecer - "Busque soluções"
Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.
---------------------------------------------------------------------------------
Se não quiser adoecer - "Não viva de aparências"
Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro.
Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.
---------------------------------------------------------------------------------
Se não quiser adoecer - "Aceite-se"
A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.
----------------------------------------------------------------------------------
Se não quiser adoecer - "Confie"
Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.
----------------------------------------------------------------------------------
Se não quiser adoecer - "Não viva sempre triste"
O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. "O bom humor nos salva das mãos do doutor". Alegria é saúde e terapia.

Dr. Dráuzio Varella