sábado, 26 de maio de 2018

Mês de Maio - - Mês dos Pretos Velhos ( Oração e Poema )


                    

Oração aos Pretos Velhos no mês de maio

Faça a oração por dois domingos seguidos após as 18:00 h. Acender uma vela branca comum para os Pretos Velhos antes de iniciar a oração em cada domingo garantindo mais firmeza, concentração e iluminação para seu espírito no momento da prece.
“Meu pensamento eleva-se ao teu espírito e peço perdão.
Que tuas guias sejam o farol que norteie minha vida.
Que vossa pemba trace o caminho certo para todos os meus atos.
Que vossas palavras, tão cheias de compreensão e bondade, iluminem minha mente e meu coração.
Que teu cajado me ampare em meus tropeços.
Ontem te curvastes aos senhores…
Hoje, ajoelho-me aos teus pés pedindo que intercedas junto a Oxalá por mim e por todos que neste momento clamam por vós.
Maleme e paz sobre meu lar e que a luz divina de Obatalá se estenda pelo mundo.
E que o grito de todos os orixás sejam o sinal de vitória sobre todas as demandas de minha vida.
Maleme as almas.
Maleme para todos os meus inimigos, para que saiam do negrume da vingança.
E encontrem fonte fecunda e clara do amor e caridade.”

Poema “As sete lágrimas de um Preto Velho”

Existe um belo  poema que é atribuído aos Pretos Velhos em sua imensa sabedoria que faz uma crítica àqueles que desprezam a umbanda ou a tratam com vaidade e desdém.
“Num cantinho de um terreiro, sentado num banquinho, fumando o seu cachimbo um triste Preto Velho chorava. De seus olhos molhados, esquisitas lágrimas desciam-lhe pela face e… Foram sete.
A Primeira… A estes indiferentes que vem no Terreiro em busca de distração, para saírem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber;
A Segunda… A esses eternos duvidosos que acreditam, desacreditando, na expectativa de um milagre que os façam alcançar aquilo que seus próprios merecimentos negam;
A Terceira… Aos maus, aqueles que somente procuram a umbanda em busca de vingança, desejando sempre prejudicar ao semelhante;
A Quarta… Aos frios e calculistas, que sabem que existe uma força espiritual e procuram beneficiar-se dela de qualquer forma, e não conhecem a palavra gratidão;
A Quinta… Chega suave, tem o sorriso, o elogio da flor dos lábios, mas se olharem bem seu semblantes verão escrito: creio na Umbanda, nos teus Caboclos e no teu Zambi, mas somente se resolverem o meu caso ou me curarem disto ou daquilo;
A Sexta… Aos fúteis, que vão de centro em centro, não acreditando em nada, buscam aconchego, conchavos e seus olhos revelam um interesse diferente;
A Sétima… Como foi grande e como deslizou pesada! Foi à última lágrima, aquela que vive nos olhos de todos os Orixás. Aos médiuns vaidosos (as), que só aparecem no Centro em dia de festa e faltam as doutrinas. Esquecem que existem tantos irmãos precisando de caridade e tantas criancinhas precisando de amparo material e espiritual.”

fonte:https://www.raizesespirituais.com.br

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Meditação em 15 minutos


Pensando na dificuldade que muitos têm de encontrar um tempo para meditar, ou não tem paciência de sentar por quinze minutos para aquietar corpo e mente, vou ensinar como relaxar e meditar deitado ao mesmo tempo.Vivencie isso e experimente mais quietude e paz interior.Relaxe todo o seu corpo na cama, ou em seu tapetinho de hatha yoga, ou em um lugar bem confortável. 
Feche seus olhos. Permita que os músculos da nuca se soltem. 
Suavize seu rosto, soltando os músculos do rosto. 
Deixe que a testa fique descontraída.
Deixe que a mandíbula relaxe. Deixe a língua repousar no chão da boca. 
Sinta maxilares e língua pesados. 
Deixe os braços e pernas soltos e pesados na cama. 
Relaxe suas costas e região glútea.

Sinta que seu corpo está leve e pesado ao mesmo tempo.Observe o fluxo natural da respiração. Comece a acompanhar o ritmo natural da respiração apoiando no mantraSo’ham. (pronuncia-se: sou ‘ram) .O mantra So’ham é muito sagrado e significa: Eu sou isso. Com “isso” se referindo a Deus em tudo, em nós e em toda a criação. Ao expirar, mentalmente repita “so”, e na inspiração, repita mentalmente “ham”. É um mantra simples, mas muito poderoso. Acompanhe a entrada e saída do ar. Ao repeti-lo com essa respiração simples, as inquietudes se dissolvem na pulsação das qualidades sonoras e vibratórias do mantra, trazendo calma e apaziguamento com o ritmo natural da respiração. Esse ritmo natural da vida que se instala é como as ondas serenas do mar. Use a respiração para relaxar e concentrar a mente. 

Ao repetir o mantra So’ham tenha consciência do dar e receber.
Em cada expiração, tome consciência da ação de dar. Se entregue, permita-se “deixar ir”.
Em cada inspiração, tenha a consciência de receber a vida, de honrar o Ser interior nesse instante. A chave para relaxar e meditar deitado ao mesmo tempo é a consciência localizada. Não é simplesmente relaxar e não é dormir. Você está consciente, mas vai deslizando para níveis tranquilos e profundos como se ‘dormisse acordado’.

Essa experiência não pode ser sentida intelectualmente, ou apenas tentando uma vez ou outra, é um aprendizado de se entregar. Como para aprender a nadar, você precisa entrar na água e praticar, assim também, para sentir a paz interior, você precisa praticar com regularidade.Meditação significa percepção, estado de mente alerta, e, ao mesmo tempo, relaxada. Se você dormir, não será meditação.Embora para não dormir ao meditar, seja melhor meditar sentado, experimente meditar deitado para conseguir aprender a se entregar e se aquietar. 

E, como disse um grande mestre yogue, Baba Muktananda, em seu livro: “Encontrei a vida:” Se você não consegue achar tempo para meditar durante o dia, medite antes de dormir. Caia no sono murmurando So’ham, e So’ham continuará a ocorrer mesmo enquanto você dorme, até acordar de manhã. A experiência do Ser é a mesma para todos. Esta experiência existe no interior de todos nós. Não vem do exterior. Assim sendo, vá fundo, fundo para dentro.” Quando for deitar para meditar, seja paciente e atento. Sem expectativas de resultados, simplesmente saboreie o momento, goste de estar na sua boa companhia. Ensine seu corpo a disciplina do silêncio, da quietude e essa prática vai silenciar sua mente, diminuindo seus pensamentos e ansiedade. 
Pratique e experimente a tranquilidade da mente. 
Fique em paz! Namastê! 
Deus em mim saúda Deus em você

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Sensibilidade a flor da pele


Nossa pele é sensível porque apresenta vários tipos de receptores nervosos e são esses receptores que lhe permite ter sensações tais como: detectar alteração de temperatura (calor-frio); sentir dor ou carinho; perceber o toque de alguém.

A nossa pele é uma captadora de estímulos ambientais, e mais do que isso, é também capaz de refletir as sensações dos nossos órgãos internos e sentimentos da nossa psiquê.

Como a nossa pele é uma grande superfície de projeção e recobre todo nosso corpo, ela tem a propriedade de mostrar, através de suas alterações, o nosso estado interior bem como nossos conflitos psíquicos.

Um exemplo disto é a famosa expressão popular: "José está com os nervos à flor da pele". Neste caso, a pele está tentando aliviar toda a irritabilidade, ansiedade ou outro desequilíbrio emocional deste indivíduo, na intenção de não sobrecarregar o seu sistema nervoso. É como um copo cheio de água, onde caiu mais uma gota. O copo transbordou, e a água esparramou para fora. O ser humano reage da mesma maneira, a sobrecarga emocional é tão grande que transbordou, neste caso, para a pele. Em conseqüência, temos um aumento da sensibilidade cutânea. É como se todos os receptores nervosos da pele estivessem saturados de irritação, e na verdade eles estão hipersaturados, daí vem a expressão popular "...com os nervos à flor da pele."

As pessoas que vivem constantemente em estado de alerta, não conseguem relaxar, não dormem direito, não descansam o suficiente, por isso são as que apresentam maior sensibilidade cutânea. Qualquer machucado ou lesão de pele dói muito, assim como qualquer carinho ou leve toque é suficiente para provocar sensações nem sempre agradáveis, tudo devido à hipersaturação das ramificações nervosas da pele por este estado de atenção e sobrecarga constante.
Em termos mais técnicos, dizemos que o limiar dos receptores nervosos é menor, por esse motivo eles são mais facilmente acionados.

Para quem ainda tem dúvidas a respeito da nossa pele como superfície de projeção das nossas sensações psíquicas, vamos citar alguns exemplos:
"João ficou roxo de raiva"
"Marcos ficou verde de ódio"
"Júlio ficou branco (pálido) de medo"
"Alberto ficou vermelho de vergonha"
Assim como essas existem outros tantas situações.

Carl.G.Jung foi quem primeiro investigou esses e outros reflexos na pele das reações psíquicas, utilizando aparelhagem eletrônica. Graças a essa iniciativa, podemos nos dias de hoje, medir a condutividade elétrica da pele, e analisar suas alterações, conforme o assunto, tema ou palavra pronunciados pelo indivíduo. Dependendo do assunto abordado, o indivíduo apresenta uma sensação emocional (alegria, tristeza, raiva, medo) e essa sensação provoca uma reação cutânea mensurável eletronicamente. Este é o princípio do detector de mentiras.

"O pensamento provoca uma sensação emocional que provoca uma reação (no caso cutânea)".

Lembram da PNL (Programação Neurolínguistica), tão difundida ultimamente no Brasil? Existe uma frase que expressa bem isso:

"PENSAMENTO GERA SENTIMENTO, QUE GERA AÇÃO".

Pois é isso aí!! O pensar criou uma sensação e esta se manifestou na pele (ação).

Dessa forma, somos capazes de estabelecer uma relação direta entre o estado psicológico, emocional, sensação e seu reflexo na pele.

A nossa pele é um dos nossos 5 sentidos: visão, olfato, audição, paladar e tato. É através deles que percebemos o mundo, e a pele com sua característica do tato nos propicia não só o conhecimento e a descoberta de objetos, formas e texturas; mas também o conhecimento e a descoberta de outros seres humanos como nós, com os quais podemos ter maior ou menor afinidade.

Isso me faz lembrar outra expressão, também muito usada "Tudo é uma questão de pele". E quando usamos esta expressão?
Quando nos referimos a alguém por quem temos maior ou menor atração?

Novamente é nossa sensibilidade e condutividade elétrica (energia circulante na superfície da pele) que nos transmite tal sensação.

É como diz a canção: "... não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo, agora , há tanta vida lá fora e aqui dentro, sempre ..... como uma onda no mar...".- Não fuja, nem finja que não sente. Tem tanta vida no ambiente e dentro de você mesmo(a), basta sentir.

Aceite sua pele e as sensações que ela transmite.

Sua pele respira e vive através de sensação, permita-a respirar sentindo.

Reconheça em cada sensação um aprendizado de si mesmo(a) emitido pelo mundo externo.

Até a próxima, e

SAÚDE À VIDA!!!

Dra. Anna Helena Cobra Castelleti

quarta-feira, 23 de maio de 2018

VOCÊ É AQUILO QUE PENSA


Deepak Chopra
 
"Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos!
 Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo modificados por eles.
 Um surto de depressão pode arrasar seu sistema imunológico;
 Apaixonar-se, ao contrário, pode fortificá-lo tremendamente.
 A alegria e a realização nos mantém saudáveis e prolongam a vida.
 A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o estresse.
 Suas células estão constantemente processando as experiências e metabolizando-as de acordo com seus pontos de vista pessoais.
 Não se pode simplesmente captar dados brutos e carimbá-los com um julgamento. Você se transforma na interpretação quando a internaliza.
 Quem está deprimido por causa da perda de um emprego projeta tristeza por toda parte no corpo - a produção de neurotransmissores por parte do cérebro reduz-se, o nível de hormônios baixa, o ciclo de sono é interrompido, os receptores neuropeptiídicos na superfície externa das células da pele tornam-se distorcidos, as plaquetas sanguíneas ficam mais viscosas e mais propensas a formar grumos e até suas lágrimas contêm traços químicos diferentes das lagrimas de alegria.
 Todo este perfil bioquímico será drasticamente alterado quando a pessoa encontrar uma nova posição. Isto reforça a grande necessidade de usar nossa consciência para criar os corpos que realmente desejamos.
 A ansiedade por causa de um exame acaba passando; assim como a depressão por causa de um emprego perdido.
 O processo de envelhecimento, contudo, tem que ser combatido a cada dia.
 Shakespeare não estava sendo metafórico quando Próspero disse: " Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos."
 Você quer saber como esta seu corpo hoje? Lembre de seus pensamentos de ontem. Quer saber como estará seu corpo amanhã? Olhe seus pensamentos hoje!
 
"Ou você abre seu coração, ou algum cardiologista o fará por você!"

Fonte: Facebook- Aqui e Agora Meditando

Axé

terça-feira, 22 de maio de 2018

O BUDISMO



O fundador do Budismo e se chamava Siddhartha Gautama, que ficou conhecido como Buda.
Buda não é um nome, mas um título. Significa “o iluminado” e, existem outros Budas, além de Siddhartha.
Siddhartha pregou sua doutrina na Índia durante 45 anos. Só mais tarde o budismo chegaria à China, Japão, Tailândia e outros países da Ásia.
 O Budismo é uma das religiões com mais adeptos no mundo, atrás do Cristianismo, Islamismo e Hinduísmo.
Zoliteístas e monoteístas podem estranhar, mas o Budismo é uma religião sem Deuses.
Os budistas pregam que o ser humano está condenado a reencarnar sucessivamente e passar pelas dores e sofrimentos do mundo material. O que ela faz durante a vida pode refletir na outra vida e assim sucessivamente. É o chamado karma.
O Budismo tem algumas semelhanças com o Hinduísmo. Uma delas é justamente a crença na reencarnação.
Outros princípios que assemelham Hinduísmo e Budismo são a humildade e os votos de pobreza. Na concepção do Budismo, os bens materiais e os prazeres da carne podem afastar o ser humano do caminho da iluminação.
Acredita-se que Siddhartha tenha nascido 547 vezes antes de atingir a chamada “iluminação”.
Os budistas não têm hierarquia em sua religião. Em determinadas ramificações, um monge budista vive sozinho ou num mosteiro, onde conta com pouquíssimos bens: uma roupa, uma tigela para fazer as refeições, um Japa Mala com 108 contas (para usar enquanto medita), uma lâmina para raspar a cabeça e um filtro de água.
 O Dalai Lama é o líder do Budismo Tibetano, vertente do budismo praticada no Tibete, região que atualmente faz parte da China. Dalai Lama significa Caminho de Sabedoria.
Quando um Dalai Lama morre, uma cúpula budista sai à procura da sua reencarnação em meninos que tenham nascido alguns anos depois da morte do antigo Dalai.
Já foram reconhecidas 13 reencarnações do Dalai Lama.
Eles reconhecem o novo líder por meio de sinais e testes aplicados nas crianças, como o de reconhecer objetos pessoais do último Dalai em meio a uma série de outros pertences. Quando a reencarnação é encontrada, o menino vai para um mosteiro, o Potala, em Lhasa, capital do Tibete. Lá, muda de nome e é preparado para se tornar o Dalai Lama aos 18 anos.
O Budismo influenciou fortemente diversos pensadores, principalmente o alemão Arthur Schopenhauer. Foi Schopenhauer, aliás, quem introduziu o Budismo no pensamento filosófico Ocidental.
Na Idade Média, Siddhartha foi transformado em santo cristão, através da “História de Barlaam e Josaphat”, uma versão cristianizada da vida do Buda.
No Budismo, humanos e outros animais estão num mesmo patamar. São seres conscientes.
Após atingir a iluminação Siddhartha adotou o nome de Shakyamuni
Fonte: http://ghaiaesoterico.wordpress.com

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Oração Divina Presença


A Divina presença de Deus se manifesta constantemente em mim e em minha vida como o ar que eu respiro, através dos meus pensamentos, sentimentos, ações, acontecimentos e relacionamentos.
 Assim sendo, só se manifestam em mim e em minha vida o amor, a saúde, o equilíbrio, a paz, a harmonia, a realização, a felicidade , a abundância e a prosperidade.
 Tudo se equilibra e se concretiza!
 
Eu me curo completamente e a saúde se instala em meu corpo, em meus órgãos, células, moléculas e cadeias de DNA. 
Minha saúde é perfeita, pois Deus se manifesta constantemente em mim e através de mim, como o ar que eu respiro! 

A prosperidade e a abundância material e financeira se manifestam aqui e agora em minha vida, de várias maneiras que eu nem consigo imaginar.
 A prosperidade se instala definitivamente em minha vida, pois Deus se manifesta em mim e através de mim, como o ar que eu respiro! 

Nos meus relacionamentos tenho amor, compreensão, boa vontade, paciência e alegria e esses sentimentos fluem através de mim e atingem cada uma das pessoas com as quais eu convivo.
 Ajo com os outros exatamente como gostaria que agissem comigo.
 Todos os meus relacionamentos são saudáveis, equilibrados e harmoniosos, pois Deus se manifesta em mim e através de mim, como o ar que eu respiro!
 
A partir deste momento eu perdôo a tudo e a todos, eu me perdôo, e eu peço perdão a tudo e a todos. 
Todas as mágoas e as culpas são profundamente dissolvidas.
 Eu me alivio completa e profundamente, pois a energia amorosa de Deus se manifesta em mim e através de mim, como o ar que eu respiro!
 
Meus caminhos se abrem e sou conduzido naturalmente naquilo que é a minha missão.
 Entrego-me nas mãos do Criador, sabendo que Ele conduz amorosamente meus caminhos profissionais e pessoais e me realizo plena e completamente.
 Todas as minhas perguntas são respondidas clara e imediatamente e sei exatamente o que fazer.
 Sinto-me tranqüilo e segura, pois Deus se manifesta em mim e através de mim, como o ar que eu respiro! 
Que assim seja! Assim é! Assim sempre será! 

(Cacilda Zeraik/Árthara)

Axé

domingo, 20 de maio de 2018

SALMOS


Salmo 1 - Para auxiliar as pessoas que estão determinadas a alcançar um objetivo especial em suas vidas.

Salmo 2 - Para iluminar as pessoas que precisam se agarrar a uma força maior em um momento de dor.

Salmo 3 - Para fortalecer o espírito e a mente e para ajudar a realizar trabalhos difíceis.

Salmo 4 - Para aliviar o coração e a alma das angústias da vida e vencer honestamente causas judiciais.

 Salmo 5 - Para sentir a presença de Deus em todos os momentos e para afastar energias negativas.
Salmo 6 - Para receber as graças necessárias, para ter uma vida tranqüila e receber auxilio nas horas de provações. 

Salmo 7 - Para livrar o ambiente de energias negativas, pedir proteção e afastar a inveja e os problemas que impedem a felicidade a dois.

Salmo 8 - Para receber revelações através dos sonhos e para combater o desânimo e a depressão 

Salmo 9 - Para manter a esperança sempre viva, principalmente nos casos de doenças graves.
Salmo 10 - Para trazer alívio nos momentos de solidão, desamparo e dor.

Salmo 11 - Para anular as influências negativas, conquistar justiça e paz interior.

Salmo 12 - Para viver um grande amor repleto de compreensão, demonstrações de carinho e livre de falsidades.

Salmo 13 - Para fortalecer a fé, proteger contra ataques de animais venenosos e ataques cardíacos.

Salmo 14 - Para obter auxílio do próximo nos momentos de intrigas e aproximações enganosas.

Salmo 15 - Para desembaraçar negócios complicados, como divórcios, paternidade e heranças.

Salmo 16 - Para receber um conselho certo em uma decisão importante, como novos negócios, sociedades ou casamento.

Axé