VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Amuletos da Sorte - 01


Ninguém sabe ao certo onde ou quando surgiu o costume de usar amuletos para atrair proteção e boa sorte. Esses pequenos objetos imantados por energias mágicas figuram em todas as culturas desde a Antiguidade. A eles são atribuídos os poderes de transformar o destino, espantar o mau-olhado e atrair fortuna, amor e saúde.
O significado varia conforme o formato e o símbolo que carregam: “Os amuletos revelam nossa visão mágica do mundo. Seja qual for a origem ou o instrumento escolhido, a finalidade desses aparatos é a mesma: buscar ajuda divina para que os desejos de quem os usa se manifestem”.

FIGA: de acrílico, esta peça é releitura irreverente de um dos amuletos mais populares: a figa. De acordo com a tradição afro-brasileira, ela dá sorte e proteção. “fecha o corpo”, deixando quem a usa salvo de agressões físicas e espirituais. Simbolicamente,a mão com o polegar alojado entre o dedo indicador e o médio remete ao ato sexual. Por isso, não são poucas as culturas que a empregaram como símbolo de fertilidade

PULSEIRA DE PROTEÇÃO: este amuleto é composto por sete pingentes. Além do poder individual atribuído a cada um deles, ele ainda irradia as vibrações do número sete. São sete os céus no budismo, sete os braços do candelabro judaico e sete as linhas dos orixás na umbanda.
Entre os pingentes, o Sol e a Lua simbolizam o masculino e o feminino. A figa traz sorte, o coração evoca o amor, a chave abre os caminhos, a moeda chinesa atrai fortuna e prosperidade, enquanto a pomba do Espírito Santo protege.

AGNUS-DEI- o nome vem do latim, significa “cordeiro de Deus” e está relacionado a Jesus, a quem São João Batista se referia utilizando essa expressão. É símbolo de proteção e, conforme o costume cristão, deve ser abençoado e utilizado todos os dias. Em geral, o agnus-dei tem a forma de coração e traz essa inscrição no centro.

OLHO GREGO –utilizado como pingente ou objeto de decoração, sua principal finalidade é proteger contra energias negativas, mau-olhado, inveja. Seja qual for o tamanho, a peça deve ser sempre azul e de vidro.
Essa cor absorve e filtra as vibrações nocivas. Já o vidro costuma rachar quando saturado de energia- sinal de que o amuleto cumpriu sua função. Os cacos devem ser jogados fora e peça substituída por uma nova. Quando usado, para a proteção do ambiente, deve ser fixado perto da porta de entrada de modo que não fique balançando, pois assim ele perde sua eficiência.

ESCAPULÁRIO- trazendo a imagem de Nossa Senhora do Carmo atrás e a do Sagrado Coração de Jesus à frente, o escapulário é utilizado como escudo protetor. Também conhecido como Betinho do Carmo, existe desde o século XII e é uma das formas de devoção a essa santa. No dia-a-dia, deve-se sempre rezar uma oração para si, para a igreja e para as carmelitas.

CRUZ- diferentemente do que se imagina, a cruz não é um símbolo exclusivo do cristianismo. É um dos signos universais mais antigos, com registro nas culturas egípicia, chinesa, babilônia e também mexicana e peruana. Curiosamente, os significados da cruz são semelhantes nas várias religiões: remetem a ressurreição, fertilidade e recriação.

TALISMÃ DO BRASIL- o portador deste amuleto está protegido por vários símbolos. A fita do Bom Fim concede três graças e a pimenta e o alho guardam contra mau-olhado. A ferradura com a inscrição do número 13 e a figa adicionam sorte ao conjunto. A chave abre caminhos e o colar com as sete linhas oferece a bênção e proteção dos orixás, as divindades da umbanda e do candomblé.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

UM MUNDO COLORIDO - SIGNIFICADO DAS VELAS



Cada cor tem sua simbologia neste ritual de sete dias.

Assim como emitimos cores através de nossa aura, sendo que temos característica muito diferentes de pessoa a pessoa, mas sempre vibrando nas tonalidades de verde, vermelho, azul, amarelo, como luzes coloridas que saem de nós como pequenos filamentos em torno da nossa cabeça, significando nossas emoções, as velas coloridas que saem de nós como pequenos filamentos em torno da nossa cabeça, significando nossas emoções, as velas coloridas têm significados muito importantes para os anjos. É através de suas cores que eles entenderão melhor nossos pedidos, nossas necessidades. Para cada tipo de pedido é utilizada uma cor de vela. Cada cor tem sua simbologia, e para o ritual que deverá ser realizado por 7 dias, é importante seguir esta seqüência. Depois, quando você precisar de alguma graça determinada, você poderá acender diretamente a cor de vela que corresponde ao seu pedido.

VELA BRANCA
Significa pureza e sinceridade.
Através dela conseguimos afastar o gênio contrário do ambiente em que vivemos, causador de brigas e desentendimentos. Através dela, nos conectamos com o nosso anjo da guarda, e se ela queimar inteiramente, até o fim, significa que podemos iniciar a magia, acendendo toda a seqüência seguinte. Senão, repetimos com fé o processo até que os sinais positivos se manifestem. A vela branca tem a energia da Lua.

VELA AZUL
Significa a verdade, a tranqüilidade, a compreensão.
Expressa honestidade, capacidade de trabalho, expressão de verdade falada. Limpeza e transparência. O pedidos que se fazem através do processo de acender essa cor de vela estão ligados ao trabalho e aos negócios. Está associada ao planeta Júpiter.

VELA AMARELA
Significa a vida, a alegria, o entusiasmo, o vigor mental, o poder.
Tem a ver com o aguçamento da inteligência. Tem a ver com os relacionamentos de troca –dar e receber. Uma cor menta, o amarelo como luz, cristal ou vela trabalha profundamente com a consciência. Deve ser usada em pedidos que estão ligados a esse tópico. Está associada ao Sol.

VELA ROSA
A cor do amor, da beleza, do chacra do coração.
Ativa a energia do amor, e a vela dessa cor pode ser utilizada para assuntos afetivos ou filiais. A queima correta dessa vela significa que no seu coração queima a chama do amor incondicional.

VELA VERDE
Calma, equilíbrio, cura. O verde é a cor predominante na aura de pessoas saudáveis. Sua queima significa uma ancoragem da sua saúde, em todos os níveis.

VELA VIOLETA/LILÁS
Tem a ver com o Grande Mestre Saint Germain, o Grande Alquimista da Fraternidade Branca. Cor ligada à espiritualidade, o lilás ou violeta é uma cor ligada ao planeta Urano, que rege Aquário. Quando precisamos de força espiritual, devemos acender velas dessa cor. Significa transmutação, futuro, mudança.

VELA VERMELHA
Passa força, coragem, vigor.
Pode ser usada num momento de emergência, urgência. Ligada ao planeta Marte, o vermelho é a intensidade, o fogo da criação, a justiça.

Os anjos entendem nossos sinais através das cores das velas.