sexta-feira, 16 de julho de 2010

Quem é SHIVA





Conhecido como MAHADEVA, o supremo dos deuses, um dos três principais deuses do panteão hindu, SHIVA, é o deus da renovação. As vezes ele é visto como NATARAJA – o deus das artes e das danças, o dançarino cósmico, bem como o senhor das artes marciais e o protetor dos animais. Numa de suas mãos ele carrega um pequeno tambor que anuncia a criação e noutra, o fogo da renovação. Sua mão estendida representa sua força superior, e o pé levantado simboliza a liberação. .Ele dança sobre um demônio que representa a escuridão e o mal, estando assim, acima da ignorância e de todo mal, e em seu braço direito há uma serpente demonstrando que SHIVA domina todas as riquezas naturais. As lendas dizem que o rio Ganges nasce de sua cabeça. SHIVA é o controlador de toda a ira e é conhecido por sua imensa benevolência e misericórdia, concedendo-a a todos mui facilmente. As vezes ele é encontrado num estado de meditação, demonstrando que é o deus da Yoga. SHIVA é o senhor de DURGA – a deusa da natureza material – e é transcedental a qualquer desejo ou ilusão material . Ele é o pai de Ganesha – o deus da boa sorte e prosperidade.
De acordo com as escrituras Védicas, SHIVA é o símbolo máximo da potência masculina. Em seu planeta, a montanha KAILASA, existem apenas entes femininos, e quem quer que pise na terra dele, imediatamente se transforma em mulher.
SHIVA, possui um terceiro olho que sempre permanece fechado, pois no momento em que abri-lo, toda a criação será incinerada pelo calor abrasivo do fogo da renovação. Dizem os orientais que SHIVA protege a casa dos seus seguidores de todos os tipos de males
Fonte: vicapella

MANTRA PARA SHIVA

HARA HARA GURUDEVA,
PARABRAHMA PARAMESHWARA

A PRONÚNCIA
RARA RARA, GURU-DEVA, PARA-BRAHMA PARA-MESH-UARA

O SIGNIFICADO

Um mantra para atingir a purificação e descobrir a Unidade de Deus em todas as coisas.

HARA - Chakra da Alma – Ômega – Quem Recebe
GURU – Dissipador das Trevas
DEVA – Divino

PARABRAHMA – A Totalidade de Brahma, a 1ª manifestação de Brahman ou Ishwara
Parameshvara – O Senhor do Universo – o Deus Supremo
Literalmente – Recebemos, recebemos, o divino dissipador das trevas (Shiva) aquele que é a totalidade de Brahma, a totalidade do Senhor do Universo.

Fonte: eu sou luz

Um comentário:

  1. Ila Ivanih gostei mto de conhecer seu blog....adorei ler sobre shiva...vou segui-lo....sou do rs e tenho um blog artemixnatureza....de uma olhadinha..lá falo de coisas que gosteo e uma delas temos em comum...o esoterismo e a filosofia oriental!!!! bjinhosss e boa semana!!!!

    ResponderExcluir