VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Regressão





Blog da Esotérica Ivanih Bianco 


Consultas com hora marcada, pessoalmente ou por telefone (Pagamento por depósito bancário) Ligue e marque seu horário:19-3462-9248 
Americana-SP




Regressão é uma técnica na qual levamos o paciente a rememorar, e até mesmo revivenciar, acontecimentos importantes do seu passado que tenham gerado conflitos internos e com eles sintomas os mais diversos na vida cotidiana do paciente, como medos, fobias e padrões de comportamento negativos, por exemplo, problemas de relacionamento em padrões que se repetem.

Por que e quando fazer regressão?
Padrões de comportamento, fobias, medos aparentemente infundados, são comportamentos gerados por acontecimentos no passado. Seja nesta vida, principalmente na primeira infância, até os 5 anos, ou mesmo em vidas pretéritas. Na verdade, padrões negativos de comportamento são causados por bloqueios gerados em algum momento da vida, (ou outra vida) em que tenha havido alguma vivência intensa do ponto de vista emocional.

Geralmente, nossa memória grava acontecimentos que tenham sido muito bons ou muito ruins para o indivíduo. Esses acontecimentos criam uma espécie de mito pessoal, uma dinâmica que se repetirá se projetando em acontecimentos semelhantes na vida presente e futura. Nestes casos, a regressão é importante pois estes acontecimentos estão sempre esquecidos e guardados no "porão" da nossa mente que é o subconsciente e que não podemos acessá-lo pelo consciente. Por isso, a regressão, ao levar o paciente a reviver estas cenas, pode reelaborar em seu psiquismo o fato, assim ocasionando a mudança profunda que se espera para sanar o conflito interno e a sedação dos sintomas.

Como é feita e quais são os métodos utilizados?
São muitos os métodos utilizados numa consulta de regressão de memória, porém, todos objetivam levar o paciente a um estado alterado de consciência. Muitas vezes utilizam-se métodos hipnóticos leves, alcançados através de música suave, comandos de voz ou batidas de tambor, etc.

Até que idade é possível regredir?
Isso depende de cada paciente. Como sabemos todo ser humano é único e tem suas histórias de vida, seus elementos pessoais, suas capacidades individuais, sua sensibilidade e sua capacidade de memorizar e armazenar lembranças. E também na abordagem espiritualista, acreditamos que algumas coisas não são autorizadas e por isso não conseguimos acessá-las mesmo na regressão.

É possível regredir a outras vidas?
Este é um assunto polêmico, pois na verdade questiona-se muito a veracidade ou não de tais vivências. Alguns críticos questionam ser na verdade criações mentais do paciente. O próprio paciente consegue diferenciar o que é criação e o que é na realidade lembranças, pois quando são estas últimas a emoção da revivência é muito forte. Na verdade, na abordagem transpessoal acreditamos que existe uma memória chamada psicogenética que guarda a consciência emocional do indivíduo, e esta não se desfaz como o corpo físico, ficando disponível a uma próxima encarnação. Não se trata de constatar a veracidade ou não da regressão ser a vidas passadas ou criação mental, mas sim o resultado terapêutico da regressão, que é visível e profundo.

Qual o perfil da pessoa que mais procura pela técnica de regressão?
Recebo pessoas de perfis bem diferenciados, desde umbandistas e kardecistas até católicos e protestantes. Na maioria dos casos as buscas são relacionadas a padrões repetitivos de comportamento que afetam a vida afetiva principalmente com o (a) parceiro (a). O sexo, a idade e a classe social dos pacientes variam muito.
Por Roberto Dantas - psicoterapeuta em regressão e psicanalista

Axé

Nenhum comentário:

Postar um comentário