Quem foi Dom Inácio de Loyola?

IVANIH BIANCO
19 - 3462-9248/ 99391-4328
----------------------------------------------------------------------------------
 
Dom Inácio de Loyola (também conhecido como Santo Inácio de Loyola) nasceu em 1491, na província Basca de Guipúzcoa, na Espanha.
De família nobre, em 1516, entra para a guarda do vice-rei de Navarra. Ao defender o território basco dos franceses, na batalha de Pamplona, Inácio Loyola é ferido na perna por uma bala de canhão.
Durante sua recuperação, no castelo de Loyola, ao invés de livros sobre a cavalaria, encontra livros sobre a vida dos santos. Ao fazer a leitura, inspira-se pelo exemplo dos santos e sente, então, a necessidade de uma mudança interior. Decide, assim, dedicar sua vida a Cristo e à conversão dos infiéis.
Já totalmente recuperado, vai a Monserrat, mosteiro beneditino nos arredores de Barcelona, onde faz sua confissão geral que dura três dias. Depois,retira-se para uma gruta, em Manresa, também nos arredores de Barcelona. Ali completa-se sua transformação espiritual e escreve o livro “Exercícios Espirituais”.
Vai para Salamanca, para estudar na famosa universidade do mesmo nome e, mais tarde, completa seus estudos de filosofia e teologia na universidade Sorbonne de Paris. Entra em contato com as correntes críticas e hostis à doutrina da Igreja, as quais sempre se mostrou contrário. Passa, então, a trabalhar pela Renovação da Igreja. Unindo-se a mais seis companheiros (Pedro Fabro, Francisco Xavier, Alfonso Salmerón, Diego Laynez, Nicolau de Bobadilla e Simão Rodrigues), faz os votos em Monmartre, e funda a Companhia de Jesus.
Vão até Veneza, onde Inácio é ordenado sacerdote e posteriormente seguem para Roma, onde conseguem a aprovação da nova Ordem pelo Papa Paulo III, em 1540. Colocam-se à disposição do Papa como um exército pronto para a defesa da fé, reforma da Igreja e da obra missionária.
Inácio de Loyola desencarnou aos 65 anos de idade e foi canonizado pelo Papa Gregório XV, em 1622.
Fonte: Wikpedia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual a diferença entre " Oração e Prece "

Hoje 22 de Maio - Dia de Santa Rita

Arcanjos e seus complementos Divinos -parte 01