MEDITE EM 15 MINUTOS


 
 
 
Pensando na dificuldade que muitos têm de encontrar um tempo para meditar, ou não tem paciência de sentar por quinze minutos para aquietar corpo e mente, vou ensinar como relaxar e meditar deitado ao mesmo tempo.Vivencie isso e experimente mais quietude e paz interior.Relaxe todo o seu corpo na cama, ou em seu tapetinho de hatha yoga, ou em um lugar bem confortável.
Feche seus olhos. Permita que os músculos da nuca se soltem.
Suavize seu rosto, soltando os músculos do rosto.
Deixe que a testa fique descontraída.
Deixe que a mandíbula relaxe. Deixe a língua repousar no chão da boca.
Sinta maxilares e língua pesados.
Deixe os braços e pernas soltos e pesados na cama.
Relaxe suas costas e região glútea.
Sinta que seu corpo está leve e pesado ao mesmo tempo.Observe o fluxo natural da respiração. Comece a acompanhar o ritmo natural da respiração apoiando no mantra So’ham. (pronuncia-se: sou ‘ram) .O mantra So’ham é muito sagrado e significa: Eu sou isso. Com “isso” se referindo a Deus em tudo, em nós e em toda a criação. Ao expirar, mentalmente repita “so”, e na inspiração, repita mentalmente “ham”. É um mantra simples, mas muito poderoso. Acompanhe a entrada e saída do ar. Ao repeti-lo com essa respiração simples, as inquietudes se dissolvem na pulsação das qualidades sonoras e vibratórias do mantra, trazendo calma e apaziguamento com o ritmo natural da respiração. Esse ritmo natural da vida que se instala é como as ondas serenas do mar. Use a respiração para relaxar e concentrar a mente.
Ao repetir o mantra So’ham tenha consciência do dar e receber.
Em cada expiração, tome consciência da ação de dar. Se entregue, permita-se “deixar ir”.
Em cada inspiração, tenha a consciência de receber a vida, de honrar o Ser interior nesse instante. A chave para relaxar e meditar deitado ao mesmo tempo é a consciência localizada. Não é simplesmente relaxar e não é dormir. Você está consciente, mas vai deslizando para níveis tranquilos e profundos como se ‘dormisse acordado’.

Essa experiência não pode ser sentida intelectualmente, ou apenas tentando uma vez ou outra, é um aprendizado de se entregar. Como para aprender a nadar, você precisa entrar na água e praticar, assim também, para sentir a paz interior, você precisa praticar com regularidade.Meditação significa percepção, estado de mente alerta, e, ao mesmo tempo, relaxada. Se você dormir, não será meditação.Embora para não dormir ao meditar, seja melhor meditar sentado, experimente meditar deitado para conseguir aprender a se entregar e se aquietar.
E, como disse um grande mestre yogue, Baba Muktananda, em seu livro: “Encontrei a vida:” Se você não consegue achar tempo para meditar durante o dia, medite antes de dormir. Caia no sono murmurando So’ham, e So’ham continuará a ocorrer mesmo enquanto você dorme, até acordar de manhã. A experiência do Ser é a mesma para todos. Esta experiência existe no interior de todos nós. Não vem do exterior. Assim sendo, vá fundo, fundo para dentro.” Quando for deitar para meditar, seja paciente e atento. Sem expectativas de resultados, simplesmente saboreie o momento, goste de estar na sua boa companhia. Ensine seu corpo a disciplina do silêncio, da quietude e essa prática vai silenciar sua mente, diminuindo seus pensamentos e ansiedade. Pratique e experimente a tranquilidade da mente.
Fique em paz! Namastê! Deus em mim saúda Deus em você!

fonte: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/equilibrese_relaxe.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual a diferença entre " Oração e Prece "

Hoje 22 de Maio - Dia de Santa Rita

Arcanjos e seus complementos Divinos -parte 01