COMIDA DA SORTE


Os chineses usam os alimentos para celebrar, fazer votos de longa vida, saúde, prosperidade e agradecer a proteção dos ancestrais. Além disso, são considerados presentes preciosos e ajudam a nutrir a boa sorte com seus muitos significados.
Em sua rica e variada culinária –são mais de 10 mil pratos, muitos com lindos nomes poéticos, os chineses escolhem com cuidado cada ingrediente. Sabores, aromas, cores e texturas de legumes, verduras, carnes e peixes, tudo é levado em conta para que comer seja uma experiência nutritiva, estética e sensorial. Além disse, na China, o significado de cada alimento também é muito importante.
No ano-novo chinês –que obedece ao calendário lunar e começou no dia 21 de janeiro-, esse aspecto fica ainda mais relevante, já que cada comida encerra uma mensagem de boa sorte.
Nas festas e nos encontros familiares, os pratos se sofisticam e são servidos sobre toalhas vermelhas e douradas. “Muito ligados aos antepassados, os chineses aproveitam todas as ocasiões para reverenciá-los, servindo aos familiares carne de porco ou frango, considerada preciosa”.
A arte de elaborar as comidas chinesas é tão detalhista que pode ser comparada a atividades muito mais complexas. “Governar uma grande nação é como cozinhar um pequeno peixe”, afirmou o filósofo Tse, que viveu no século 6 a.C e fundou o taoísmo,, uma das três grandes religiões chinesas.

Conheça agora alguns significados que os chineses atribuem aos alimentos. Você pode compor a mesa com várias intenções ou presentear os amigos com delícias que representem seus melhores votos.

ARROZ

É o alimento básico da dieta dos orientais, que preparam com ele bolinhos, mingaus e, com a farinha de arroz, fazem macarrão. Cultivado há quase 5 mil anos, simboliza pureza e abundancia. Não é à toa que, quando os chineses se encontram, em vez de dizer olá, se saúdam perguntando: “já comeu seu arroz?”

JIAOZI(pastel chinês)
Esse petisco cozido é bastante popular e pode ser recheado com legumes, carne de porco, peixe ou castanhas.
Na véspera do ano-novo, as cozinheiras colocam moedas dentro dele. Quem as encontrar terá mais sorte.

FRANGO

É apreciado pelos chineses não apenas por seu sabor suave, mas também pela associação com a águia e a fênix, aves com atributos de força, grandeza e liberdade, virtudes fundamentais para alcançar as metas. O galo, também muito usado na culinária chinesa, representa coragem e sorte. Entre outros significados, é associado a virtudes militares, por ter crista e esporas, e à confiança, pelo modo que anuncia o nascer do sol.

PEIXE

Para os chineses, ele simboliza a fecundidade, por sua facilidade de reprodução e pela grande quantidade de ovas. Em ocasiões especiais, como o ano-novo, a carpa é servida, representando perseverança e vida longa. Isso porque esses peixes, que vivem muito tempo, sobem rios e cachoeiras, numa demonstração de força e coragem.
No dia-a-dia, o importante é não cortar o peixe e nem retirar sua cabeça e, ao come-lo, não virá-lo quando acabar a carne de cima, o que pode ocasionar má sorte nos negócios. “Os chineses acreditavam que, se o peixe fosse virado no prato, o barco poderia virar com o pescador”.

PÊSSEGO

Originário do Oriente, é muito consumido na China durante as festas. Simboliza a primavera, com seus votos de renovação e fecundidade. Em chinês, o nome da fruta lembra “milhão”, por isso é símbolo de prosperidade.

TANGERINA E LARANJA

Para os chineses, chupar essas frutas traz sorte e fertilidade devido à grande quantidade de sementes.
Para atrair abundancia, costuma-se ferver as folhas de tangerina e vaporizar a casa com a fragrância.

OVOS

O ovo representa o principio da vida. Segundo uma lenda chinesa, quando ainda não havia separação entre o céu e a terra, caos tinha a aparência de um ovo de galinha. Depois de 18 mil anos, o ovo se abriu e os elementos mais pesados formaram a terra, e os mais leves, o céu. “Ovos de galinha e pata, cozidos, são servidos em vários pratos, como sopas”.
Em algumas regiões da China, a mulher que dá à luz oferece ovos tingidos de vermelho e cobertos de açúcar a quem visita o bebê para retribuir os votos de felicidade.

COGUMELOS

Cultivados há mais de 2 mil anos, simbolizam a longevidade, pois se conservam por muito tempo depois de seco. Os chineses acreditavam que o crescimento de cogumelos nos troncos de árvores velhas ou cortadas era sinal de que tudo corria bem. Hoje, o prato conhecido pelo nome de laoshao ping (paz para todos) é feito com peixe, camarão e frutos do mar cozidos no vapor, servidos sobre um grande cogumelo. Ele simboliza a união do mar com a terra.

Fonte:Priscila Gorzoni (B.F)

Axé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual a diferença entre " Oração e Prece "

Hoje 22 de Maio - Dia de Santa Rita

Arcanjos e seus complementos Divinos -parte 01